Nesse ano de 2024, Math Finch lançou uma nova expansão do seu jogo Swords & Wizardry e como apêndice tivemos a surpresa de uma versão atualizada do famoso texto Quick Primer for Old School Gaming.
Eu fiz uma leitura comparada das duas versões e compartilhei com alguns amigos da comunidade, assim o Balbi me chamou para participar do episódio de hoje (31/10/2024) do podcast Café com Dungeon para discutir as mudanças no texto e as motivações por trás, assim como esse novo momento da OSR.
A versão anterior do texto foi traduzido no passado pelo próprio pessoal do Café com Dungeon e pode ser encontrada clicando aqui. A versão atual em inglês pode ser baixada no site da Mythmere Games:
Quick Primer 2024: https://www.mythmeregames.com/en-br/products/quick-primer-for-old-school-gaming-pdf-free
Link do Episódio: https://open.spotify.com/show/3UxFPDdpiQMnoqVnGWgZWG?si=8ecf5c4356644da3
Deixo aqui minhas notas que uso no episódio como guia para o bate papo, as notas em si são apenas notas, sugiro que você escute o episódio e aproveite o bate papo =).
Introdução (pág. 1)
A nova versão posiciona e explica aos leitores que essa é uma nova versão do QP, endereça que as comparações foram atualizadas em relação a 5e (na versão de 2008 eram em relação a 3e).
Menos referencias diretas a 0e
No início do texto ele também fala sobre usar outros sistemas como OSE, Labyrinth Lord, OSRIC e etc. Durante o texto ele não se refere mais ao jogo antigo como 0e, mas sim apenas como Old School.
A potencial Psychological barrier (pág. 2)
Uma nota consciente falando sobre estilos, e que tudo bem você jogar D&D moderno, inclusive na introdução é desencorajado a leitura se você já esta feliz com o D&D moderno.
Contrato social x Improvisação (pág. 2)
No primeiro momento zen ( "rulings, not rules" ) o texto está ligeiramente diferente, com adição de novos conceitos. O mais relevante é apresentar a forma moderna de jogo baseada em muitas regras como uma questão de "contrato social" envolvendo um jogo previsível mecanicamente, no oposto a forma Old School é baseada em alto grau de improvisação, essa discussão é continuada nos próximos tópicos.
Exemplo pit trap modificado (pág. 3 e 4)
O exemplo está mais longo, contendo um passo extra onde o mestre propões um ruling (uma abstraindo a interação ficcional com custo da passagem de tempo) antes do jogador chegar com uma solução ficcional e resolver a questão. Além disso, o exemplo nessa versão atual tem textos de apoio explicando.
O exemplo do pulo do ninja foi retirado do texto atual.
Judgement calls (pág. 4)
Aqui uma ideia nova surge e é estruturada em termos de camadas da seguinte forma: house rule -> ruling -> determination. Essa ideia não existe no texto de 2008, acaba sendo um tipo de proceder para jogar Old School.
Olhando pelo lado do jogador (pág. 4)
Essa sessão não existia no texto de 2008. Algumas dicas extras sobre player skill. Ao final dessa parte aparece uma frase que vale destacar:
"If the players are looking at their character sheets, they aren’t “getting it,” but if they are looking at the Referee or each other, they have gotten the trick of how this sort of game operates."
Heroico, não super-herói (pág. 5)
Dois parágrafos novos no final sobre letalidade. Acredito que foi algo muito discutido dentro da OSR e foi feito esse adendo aqui. Basicamente, o Finch confirma que jogos Old School, em geral, são mais letais, mas que isso não é um problema.
Forget game balance (pág. 5)
Essa é uma das partes mais interessantes por que é apresentado o conceito de Simulacionismo como justificativa de um mundo orgânico e não balanceado. O texto original não fazia referência a Simulacionismo, mostra uma convergência com outros textos atuais. Aqui uma ideia é reforçada quase como um mantra:
"Risk and reward, in an old school game, are based on where you are, not who you are."
Resumo de recapitulação dos 4 momentos zens (pág. 6)
Essa parte não existia, trata-se somente de uma recapitulação mesmo.
Caminho da cabeça do alce (pág. 7)
Aqui temos apenas o exemplo Old School, foi retirado o exemplo moderno.
Combate fu agora é combate abstrato (pág. 8)
O texto está praticamente igual, com mudança significativa no título do tópico. Antes era: "Your Abstract Combat-Fu Must be Strong" . Agora é: "Develop Your Abstract Combat Skills".
• • •
Nenhum comentário:
Postar um comentário