terça-feira, 18 de julho de 2023

The Archon Ruins - Cenário para jogos OSR

The Arcon Ruins (As Ruínas dos Arcontes) é um micro-cenário desenvolvido por Alex Damaceno (@gnarledmonster) já conhecido na cena OSR pelas publicações das Zines Beyond the Borderlands. Este suplemento tem um destaque logo de cara pela estética bem diferente do que normalmente vemos em jogos OSR, trazendo cores vibrantes e um estilo de arte que lembra muito jogos da franquia Zelda, repleto de criaturas diferentes, belíssimos mapas isométricos e uma diagramação bastante elegante.

Imagem retirada da página do Catarse

O suplemento foi desenvolvido para ser utilizado com sistemas de regras minimalistas, sendo agnóstico e facilmente compatível com a maioria dos títulos OSR clássicos, como o Old School Essentials (tem review aqui), Labirinty Lord, Caves and Hexes ou mesmo utilizando diretamente o clássico D&D B/X. O autor sugere como opção também seu próprio sistema minimalista Dungeon Reavers que está disponível no itch.io.

• • •

Recentemente o cenário foi financiado em sua versão em português pelo catarse em parceria com a Editora Caramelo Jogos: https://www.catarse.me/ruinasdosarcontes

O material apresenta uma estrutura sandbox (jogo aberto), o que inclui várias localidades, ganchos de interações e uma série de criaturas bem diferentes. O suplemento descreve o Platô Desértico (12 pontos de interações), as Cavernas Cintilantes (12 pontos de interações), Necrópolis (6 pontos de interações), Santuário Arconte (6 pontos de interações), Forte dos Diáconos (6 pontos de interações), Fábrica Vasokin (6 pontos de interações), Biblioteca Proibida (6 pontos de interações), Minas de Etheria (6 pontos de interações).

• • •

Além das localidades, temos 21 criaturas novas, 36 Artefatos Mágicos e uma Dungeon Bônus.

Vamos entrar em algumas dessas localidades, criaturas e artefatos para conhecer e fazer um review de leitura desse material fantástico!

O Platô Desértico

Esse é o mapa principal do jogo e a localidade macro a ser explorada que dá acesso a Dungeons e outras Ruínas. Aqui já podemos ver o estilo super especial de arte que esse suplemento entrega. O Platô tem 12 pontos de interação que podem ser utilizados como ganchos de aventura.

Imagem retirada da página do Catarse 

O Platô é uma região de difícil exploração, onde encontros aleatórios podem ocorrer, e o próprio sol ameaça a vida dos aventureiros. Nesse local mítico existem criaturas fantásticas como Titã Mecânico com uma orbe brilhante. O Lago Cristálico onde vive uma Bruxa em uma pântano místico. Encontrar um Leviatã, uma fera mecânica de cerâmica capaz de disparar tempestades de raios enquanto voa nos céus. Um Navio de Pirata Celestes naufragado em areia que ainda carrega algum tesouro.

Cavernas Cintilantes

A Dungeon principal do cenário são as Cavernas Cintilantes, é um local subterrâneo que pode ser acessado de várias entradas do deserto. Aqui é um complexo covil para os Vasokin, criaturas mecânicas de cerâmica que utilizam cristais de Etheria.

Imagem retirada da página do Catarse

Nessa Dungeon os aventureiros vão encontrar criaturas perigosas como o Fornalha-Viva, um terrível dragão Vasokin que rasteja pelos subterrâneos e atira feixes de plasma, além de devorar humanos inteiros. A entrada do Santuário onde guardiões protegem para que aventureiros não adentrem e descubram segredos antigos. Além disso a Dungeon dá acesso para outras Ruínas como a Biblioteca Proibida, a Fábrica Vasokin entre outras, todas essas ruínas possuem mapas próprios com pontos de interações.

Bestiário de Criaturas das Ruínas e moradores do Deserto

As 21 criaturas possuem estatísticas bem simples que podem ser utilizadas em vários sistemas, com uma descrição de como agem e de habilidades especiais. A variedade apresenta saqueadores, piratas, feiticeiros, guardiões e criaturas místicas poderosas.

Imagem retirada da página do Catarse

Comentários Finais

The Arcon Ruins (As Ruínas dos Arcontes) é um material excelente para colocar na mesa sem muito trabalho, vem com ilustrações fantásticas, com 8 mapas de aventura entre locais abertos, ruínas e subterrâneos, um bestiário totalmente ilustrado. O cenário possui uma trama não-linear que pode ser explorada de diversas formas pelos aventureiros, com facções rivais, segredos e diversas motivações de NPCs. Aqui no review não entrei em detalhes de todos os locais e dos artefatos para não dar spoiler de todo o material.

Esse suplemento é uma bela adição a comunidade brasileira de OSR, e mais um trabalho excelente do Alex com a parceria com a Caramelo Jogos. Logo mais o livreto físico e digital deve estar disponível para o público no site da Caramelo Jogos.

• • •

Se você leu até aqui peço que deixe um comentário ali embaixo falando se gostou ou desgostou ou se tem alguma sugestão, muito obrigado =)

• • •

Se vocĂŞ usa twitter me segue lá pra gente trocar uma ideia sobre RPG! đź”— twitter.com/icaroagostino


Nenhum comentário:

Postar um comentário