BREU Ă© um RPG de fantasia medieval inspirado em D&D5E sob a Ăłtica old school. O melhor da fantasia sombria e mortal com uso das regras familiares aos jogadores modernos.
Onde bravos guerreiros e sagazes magas, poderosos clĂ©rigos e ladinas astutas, enfrentarĂŁo deuses caĂdos, monstros errantes, masmorras perigosas e muito mais. Encarando a morte face a face e com o risco da derrota Ă cada esquina.
Em BREU a vitĂłria tem um gosto especial pois ela nĂŁo Ă© dada, Ă© conquistada!
Imagem e texto retirados da página do Catarse
Nesse post vamos falar sobre BREU que está em financiamento coletivo pelo Catarse e na data da publicação deste texto já está 80% financiado!
• • •
O movimento OSR (Old School Revival) se trata de um resgate a práticas antigas das primeiras gerações do hobby. Há um tempo atrás eu escrevi aqui no Blog sobre a chegada do OSE no Brasil (Se você quiser entender mais sobre o que é OSR dá uma lida nesse post) e agora já temos um novo nome de peso para fortalecer o movimento OSR.
BREU é um projeto de Rafão Araújo (autor de Deloyal e Belregard) e Diego Bassinello (autor de Conspirações e host do canal Câmara Obscura), ambos figuras conhecidas no RPG nacional.
O projeto vem com uma proposta bem promissora de misturar dinâmicas e mecânicas modernas de jogos de fantasia medieval modernos com o espĂrito OSR, como alta letalidade, desafiar ao jogador ao invĂ©s da ficha, jogo rápido e focado na interação com a ficção, entre outros aspectos já conhecidos do movimento. AlĂ©m de imprimir uma textura de fantasia sombria e brutal em um mundo sujo e violento onde o jogador encarna um aventureiro em busca de riquezas e poder.
Agora vamos entrar de cabeça nas partes que mais me chamaram atenção no jogo!
Familiar, porém minimalista
Uma das propostas de BREU enquanto produto é agradar Gregos e Troianos, o jogo é realmente familiar para quem está acostumado com fantasia medieval do D&D 5ed, porém com aquele gosto da OSR que tanto amamos!
Em BREU temos os clássicos atributos do D&D, os teste são rolados com d20 + bônus contra dificuldade, e também traz a bela mecânica de vantagem e desvantagem com rolagem de dados e seleção do pior ou do melhor resultado.
Imagem retirada da página do Catarse
PorĂ©m, o sistema enxuga muito do espaço burocrático que temos no D&D atual, aqui nĂŁo temos uma lista de perĂcias grande, o combate Ă© mais simples e visceral e temos apenas as 4 classes tradicionais: guerreiro, clĂ©rigo, ladina e maga.
Ainda assim, o jogo entrega customização por meio da criação aberta de antecedentes da seguinte forma:
Sou um(a) _____, bom(a) em _____, péssimo(a) em _____, em busca de _____.
Assim, toda vez que algo na ficção envolver seu antecedente você pode conseguir resolver a situação sem rolar dados, apenas convencendo o mestre com suas habilidades pregressas. Um exemplo seria:
Sou uma Ferreira, boa em trabalhar com metais, péssima em lidar com pessoas, em busca de ouro e prata.
Isso abre uma mirĂade de oportunidades para o desenvolvimento de personagens interessantes e Ăşnicos. AlĂ©m disso fazer um personagem em BREU Ă© muito rápido, aqui nesse vĂdeo tem um exemplo com os criadores do jogo:
Algo que tambĂ©m chamou minha atenção positivamente foi a definição de nĂveis fixos de dificuldade, o que ajuda mestres iniciantes a tocarem o jogo com menos subjetividade na hora de definir a complexidade de um desafio, alĂ©m de imprimir um grau de dificuldade ajustado com a proposta do jogo.
Recorte do Jogo Rápido
Na página do catarse Ă© possĂvel baixar gratuitamente o jogo rápido, o que inclui possibilidade de colocar o sistema em ação para personagens de atĂ© 3Âş nĂvel e conhecer as regras e dinâmicas em uma versĂŁo reduzida.
🔗 link do jogo rápido: https://bit.ly/JogoRapidoBREU
• • •
Magia flexĂvel e diferente
BREU apresenta um sistema bem bacana para magia, ainda mantendo a clássica estrutura de cĂrculos com uma lista completa de feitiços divinos e arcanos. A parte inovadora está na possibilidade de improvisar um efeito novo quando a situação pede, isso Ă© feito de forma aberta, o conjurador pode improvisar, expandir ou mesclar os efeitos de uma magia. Assim Ă© possĂvel flexibilizar parâmetros estabelecidos como por exemplo:
➤ Uma maga decide alterar o feitiço EscuridĂŁo para conjurá-lo em Distância Muito Longa.
➤ Expandir o feitiço SugestĂŁo para afetar um grupo grande de ladrões em meio a uma feira.
➤ Em um momento de desespero o ClĂ©rigo, inverte uma de suas magias Curar Ferimentos Leves para Causar Ferimentos Leves.
Porém isso vem com um risco maior de Emaranhamento Mágico, sempre que uma conjuração falha o conjurador sofre o revés de seu feito que pode surgir de formas variadas, isso é bem bacana pois o mestre pode trabalhar diferentes efeitos de Emaranhamento de acordo com a ficção, mas já existe uma lista de sugestões bem robusta no livro, como: chama a atenção do profano, danifica os arredores, distorce o conjurador e etc.
Uma nova textura para jogos de fantasia
Um último destaque bacana vai para a temática que BREU se propõe colocar em mesa. Na página do catarse tem o seguinte texto indicando o que se espera ao jogar BREU:
BREU foi pensando para a aventura sombria, para o violento, para o sujo e o calamitoso. Monstros causam danos reais, corpos e mentes serão destroçadas. As magias apresentam milagres e feitiços dignos de se temer.
Isso torna o jogo uma alternativa bem bacana para emular narrativas no estilo de Dark Souls, Elden Ring, Darkest Dungeon, Diablo ou The Witcher. Para quem está cansado de jogar fantasia medieval com um tom maniqueĂsta, BREU Ă© um prato cheio!
Conheça mais e apoie BREU
Se você leu até aqui e achou interessante a proposta, eu realmente acredito que vale a pena apoiar o projeto, a editora Luz Negra por trás do desenvolvimento de BREU fez um excelente trabalho com o jogo anterior Conspirações, além dos autores já serem conhecidos pela qualidade do que produzem.
AlĂ©m disso tudo, BREU chega no mercado com um preço bem acessĂvel com tudo que vocĂŞ precisa em um Ăşnico livro, alĂ©m do projeto gráfico que está excelente!
đź”— link do catarse: catarse.me/breu
Por fim, se vocĂŞ quiser ver BREU em ação, tem vĂdeos de sessões gravadas no Canal do Câmara Obscura:
• • •
Se você usa twitter me segue lá pra gente trocar uma ideia sobre RPG! 🔗 twitter.com/icaroagostino
Nenhum comentário:
Postar um comentário